História

Tudo começou com uma postagem no facebook feita pelo Rodrigo Prado, da Prado Trens, que iria promover um Encontro de Ferromodelismo no salão de festas no condomínio onde ele morava. Alguns associados da AMFEC – Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas – solicitaram que entrasse em contato com o Rodrigo e ver se ele gostaria de fazer o Encontro aqui na Estação Cultura.

Marcamos um encontro em um Shopping para definir os detalhes e acertamos com a Coordenadoria da Estação Cultura a data de 14 de setembro de 2013 para a realização do 1º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas.

Apesar do pouco tempo para preparação e bastante improviso conseguimos, com a ajuda da Coordenadoria, realizar o Encontro que teve um público aproximado de 2.500 pessoas.

Para o 2º Encontro alteramos a data de realização, pois no 1º semestre quase não havia Encontros no Estado de São Paulo, então ficou definida, para os demais Encontros, como sendo o 1º sábado após o dia das mães, 17 de maio de 2014.

Como uma evolução natural do Encontro e o público aficionado em ferromodelismo já se acostumando com a data fixada no 3º sábado de maio, 16 de maio de 2015, conseguimos trazer para o 3º Encontro um publico estimado em 4.000 pessoas.

Nesse Evento contamos, pela 1ª vez, com a parceria da Rumo Logística, que disponibilizou a locomotiva AC44i, abaixo,  para visita do público presente.

Para o 4º Encontro, 14 de maio de 2016, melhoramos a área de alimentação, que estava ficando defasada e trouxemos mais lojistas e tivemos um público acima de 5.000 pessoas.

Devido ao interesse demonstrado pelos lojistas, para o 5º encontro, 20 de maio de 2017, mudamos o lay out da Plataforma, obtendo mais espaço, tanto para lojistas como para os expositores com suas maquetes, além de aumentar também a área de alimentação.

A novidade neste Encontro foi a presença de um grupo de “Live Steamers”, ou somente “live steam”, que trouxe para exposição uma locomotiva que ficou funcionando num cavalete.

O interesse do público sempre foi aumentando gradativamente, sendo que nesse Encontro tivemos um público acima de 6.000 pessoas.


  • Live Steam é um tipo de maquete onde a locomotiva funciona como as verdadeiras, ou seja, é acionada por carvão ou gás natural fabricando vapor e pelas suas dimensões consegue transportar pessoas como uma composição de verdade.
  • Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.

Completando o Encontro, tivemos novamente a presença do grupo de “Live Steam” e a 2ª Mostra de Dioramas (3 expositores).

O público presente neste Encontro ficou próximo de 12.000 pessoas.

Com isso chegamos ao formato atual, que contempla espaço para 30 lojistas e 12 “Food Truck” na área de alimentação.

A principal função do Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas é dar a oportunidade:

  • para aqueles que não conhecem o hobby chamado ferromodelismo, de tomar o primeiro contato com materiais, locomotivas, carros de passageiros e vagões de carga, maquetes e dioramas e seus acabamentos, além do contato humano com diversos aficionados no hobby;
  • para aqueles já acostumados com o hobby, de conhecer os novos lançamentos na área de ferromodelismo, rever amigos e comentar as suas dificuldades com outros aficionados, além de aproveitar para tomar um lanche e passar um dia agradável aqui na Estação Cultura.
  • E de maneira geral o encontro é um grande momento para congraçamento, pois todos os envolvidos, lojistas, expositores e o público que comparece todos os anos, acabam fazendo novas amizades, trocando ideias e modos como melhorar e desenvolver as suas maquetes.

Para nós, Coordenadores do Encontro, é o momento de ver nos rostos felizes do público presente, que valeu a pena se aventurar lá em 2013, e ainda hoje vale a pena tomar sob nossa responsabilidade de organizar hoje um dos maiores Encontros de Ferromodelismo do Brasil.

Mas toda essa alegria só nos é possível por contarmos com parceiros (lojistas, expositores e área de alimentação) que acreditaram, lá atrás, e acreditam em nosso trabalho e nos ajudam com suas sugestões, críticas e conselhos a fazer um Encontro cada ano melhor que o anterior.